schedule Segunda à Quinta-feira (07h30m - 12h e 13h - 17h) Sexta-feira (07h às 13h)
map Mapa da cidade
Pareci Novo
Tempo agora
ºC
Página inicial keyboard_arrow_right Município

Símbolos Oficiais

Os símbolos municipais são o brasão e o hino

O Brasão

O Brasão

O Brasão

 

 

O Brasão na forma escolhida, que determina o formato em estilo Português donde se origina o principio da Heráldica Brasileira, traz na destra um sol em Jalne com um formato representativo de um cocar indígena existente na coroa que encima a cabeça de um Santo esculpido em madeira preta, numa homenagem do escultor jesuíta a tribo que habitava a região, que empresta seu nome ao Município, Índios Parecis.

 

 

 

 

 

  • As flores esculpidas no cocar, nos idos de 1880, já prenunciavam a vocação da Comunidade, a predileção por flores, que sem duvida num futuro próximo será conhecida como: ‘A cidade das flores’.
  • Na faixa as montanhas em sinopla, representa aspecto topográfico da região onde se encontra o ‘Morro dos Padres’ local de passeios, abertos à visitação pública.
  • Na sinistra o campo em sinopla, representa o verde, as lavouras de onde se extraem as mudas cítricas e das flores exportadas para todo o território nacional.
  • O triângulo em Blau representa a trindade, os elementos terra, fogo, água, Pai, Filho e Espírito Santo, como um referencial da religiosidade do povo.
  • A flor com o cítrico no formato da letra ‘P’, foi o símbolo da campanha da Emancipação do Município de Pareci Novo.
  • Os suportes representam parte da produção do Município, flores, folhagens e cítricos, o listel representa a proteção, a justiça.
  • A coroa murada representa os três poderes constituídos no Município, o legislativo, o executivo e o judiciário e a terceira grandeza, ou seja, Município sede; o formato em pedras irregulares é uma alusão às construções ainda existentes desde os tempos dos jesuítas.

Hino de Pareci Novo

Imigrantes de longe vieram
Para a margem do Rio Caí,
Rico Povoado instalaram
Sob o nome de Pareci.

A fé e o trabalho legaram
Junto aos Índios Parecis,
Tradições heróicas juntaram
As idéias e mãos viris.

Pareci em teu seio abrigas
O ontem e o hoje com razão,
A bandeira ostenta nas brisas
Tua história que está no brasão.

Sejas sempre assim altaneiro
Povo honesto e lutador,
E o futuro será com certeza
De grandeza e real valor.